Missões Inspirada pelo Espírito Santo

As missões estão no coração de Deus. Desde os tempos remotos, Deus expressou seu mandato divino para a evangelização do mundo, quando disse a Abraão; "E multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus e darei à tua semente todas estas terras. 

E em tua semente serão benditas todas as nações da terra" (Gn 26.4). Era, desde então, o desejo de Deus de ver o mundo, cheio de descendentes de Abraão, o pai da Fé.

No salmo dois, numa linguagem profética, o salmista viu a vitória do Messias, e sua unção, dizendo: "Pede-me, e eu te darei as nações por herança e os confins da terra por tua possessão" (SI 2.8). No salmo 96, lemos: "Anunciai entre as nações a sua glória; entre todos os povos as suas maravilhas" (v. 3). Isaías viu a obra de missões: "Quão suaves são sobre os montes os pés do que anuncia as boas--novas, que faz ouvir a paz, que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!" (Is 52.7).


Missões constituem-se numa tarefa que tão importante, que só pode ser realizada com a inspiração e a unção do Espírito Santo de Deus.
Vamos refletir sobre algumas das interferências do Espírito Santo na obra missionária.

(1) O Espírito Santo dá virtude para a pregação do Evangelho
Quando estava para despedir-se dos discípulos, após Sua Missão terrena, Jesus disse: "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra" (At 1.8). Jesus prometeu que, com "a virtude do Espírito Santo", eles iriam sair por todas as partes, começando por Jerusalém, até "aos confins da terra".

(2) O Espírito Santo indica missionário (At 13.1-4)
Este é um ponto muito importante para a reflexão sobre o trabalho de missões, na igreja. Mostra-nos o modelo neo-testamentário para a separação e envio de missionários.
1. Os indicados para a missão estavam "Na igreja"; em comunhão com a igreja; eles não estavam "independentes" do ministério;
2. Estavam "servindo ao Senhor e jejuando"; não eram simplesmente "desempregados", que queriam uma ocupação para sobreviver;
3- O Espírito Santo determinou que dois deles fossem separados "para a obra" a que tinham sido chamados: "Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado" (v, 2).
A chamada tem que ser com muita convicção, pelo Espírito Santo.
4. A igreja jejuou e orou para enviá-los. O missionário tem que ser enviado, mediante oração e jejum; sem esse cuidado, poderá ser apenas um aventureiro;
5. A igreja impôs as mãos para despedi-los, ou enviá-los.
Quando esses cuidados não são observados, corre-se o risco de enviar pessoas apenas entusiasmadas, sem chamada de Deus. Quando o Espírito Santo inspira o envio de missionários, pode haver lutas, mas o trabalho é aprovado e dá frutos para a glória de Deus.

(3) O Espírito Santo dá ousadia para falar
Após serem presos, por causa da cura de um homem, coxo, Pedro e João foram ameaçados para não falar no nome de Jesus. Mas, diante da ameaça, oraram a Deus: "Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra, enquanto estendes a mão para curar, de para que se façam sinais e prodígios pelo nome do teu santo Filho Jesus. E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus" (At 4.29-31 - grifo nosso).
Portas têm sido abertas, quando as pessoas vêm a unção do Espírito Santo sobre o missionário.

(4) O Espírito Santo consola

A obra de missões é árdua. Não é fazer turismo. Não dá status. É obra de sacrifício pessoal; é deixar familiares para trás; é deixar o país de origem, com sua cultura e facilidades; é enfrentar uma realidade diferente, em termos de cultura, língua, usos e costumes; é encarar dificuldades nunca experimentadas, no confronto com as forças do mal, que se opõem à evangelização dos povos.
Por isso, e muito mais, o missionário sofre agruras e tristezas. Mas, inspirado pelo Espírito Santo, ele tem o consolo para seu coração. O Espírito Santo é o paracleto, ou o consolador (At 9.31).

(5) O Espírito Santo ensina, dirige e dá discernimento
Na missão, o missionário sempre tem condições de desenvolver-se em termos culturais, ou teológicos. E interessante que tenha um preparo prévio para ir ao campo. Mas, em muitas situações, cm que vai pregar o evangelho, com oração e jejum, o Espírito Santo lembra o que deve dizer, pregar, ou ensinar: "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito" (Jo 14.26; 1Co 2.13).

Um missionário, na China, quase desistiu da missão, por causa da língua. Mas Deus fez um milagre, pelo Espírito Santo, ensinando-lhe o difícil idioma.
Há situações complicadas, em certos países, onde a cultora, os usos, e os costumes, contrariam a palavra de Deus.
O que fazer? Só com a direção do Espírito Santo, o missionário pode desenvolver o seu trabalho (exemplos).

(6) O Espírito Santo fala
Quando, pois, vos conduzirem para vos entregarem, não estejais solícitos de antemão pelo que haveis de dizer; mas o que vos for dado naquela hora, isso falai; porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo" (Mc 13.11). O texto refere-se ao fato de um servo de Deus ser preso, ou levado a juízo. E Jesus prometeu dar a assistência indispensável, através do Espírito Santo. Certamente, na pregação do evangelho, essa assistência não falta. Muitas vezes, pregadores simples, humildes, de poucas, ou nenhumas letras, pregam com tanta graça e sabedoria, que provoca admiração nos ouvintes. São usados pelo Espírito Santo.

(7) O Espírito Santo impede de falar
Parece um contra-senso fazer essa colocação. Mas, em determinados momentos, o Espírito Santo pode resolver que alguém não pregue em determinado lugar, a determinadas pessoas. Ele tem seus propósitos soberanos. Paulo passou por Listra e Derbe, e teve grande sucesso na pregação, ali, e em muitas cidades. Fazendo-se acompanhar de Timóteo, desejava prosseguir, passando pela Frigia e pela Galácia, queria fazer missões na Ásia, mas "foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia" (At 16.1-6). Mais uma vez, intentaram ir pregar na Bitínia, "mas o Espírito de Jesus não lho permitiu” (At 16.7).

Quando o missionário anda, na direção do Espírito Santo, precisa ser sensível à sua voz. Por vezes, de modo inexplicável, à lógica humana, ele não deve pregar em determinado lugar. Deus sabe o porquê. Depois de serem impedidos de pregar em duas regiões, Paulo teve uma visão, de noite, em que era dirigido a ir pregar na Macedônia (At 16.9).

(8) O Espírito Santo revela
Há situações em que o missionário não sabe o que fazer diante de determinadas situações, ou não tem conhecimento de fatos que estão ocorrendo ao seu redor. Daí, a importância de estar na direção do Espírito Santo, que sabe todas as coisas. Ele revela (Lc 2.26; At 21.11). Um obreiro estava sendo ameaçado de ser agredido, no templo. Um inimigo entrou no templo, e ele não sabia. Mas Deus revelou o plano diabólico, e os adversários foram desmascarados.

(9) O Espírito Santo unge o mensageiro
Jesus foi ungido pelo Espírito Santo: "corno Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele" (At 10.38). O missionário precisa dessa unção. Se Jesus precisou dela, quanto mais os homens por Ele enviados. O Espírito Santo dá dons (1 Co 12;Hb2.4).

Conclusão
A Obra Missionária é a principal missão da Igreja, no âmbito local, regional, nacional, e transcultural. O missionário precisa da inspiração, da chamada, do envio, e da assistência do Espírito Santo. Sem esse recurso maravilhoso, qualquer missão tende a fracassar. Quantos obreiros, enviados para as missões, vão cheios de entusiasmo, e voltam decepcionados, sem cumprir a tarefa. Mas, com o poder de Deus, a missão do obreiro prevalece em qualquer lugar, em qualquer tempo, cultura, ou circunstância. A mensagem de Cristo é universal. Ele disse: "Ide por todo o mundo...", e não só a alguns lugares. A Obra Missionária exige mais que recursos. Exige o poder do Espírito Santo. Que Deus nos faça ouvir o clamor do mundo, e nos disponhamos a contribuir com missões, orando, indo, e atendendo ao chamado do Senhor.

Por: PR. Elinaldo Renovato de Lima
Fonte: Jornal Mensageiro da Paz, ano 83,número 1.554

🔍 Dicas para Você ⤵

Lição 2 A Escolha entre a Porta Estreita e a Porta Larga

Desvendando a Abominação à Luz das Escrituras

O sono da Alma

Como a Bíblia Descreve a Aparência de Deus?

Os astecas: uma civilização cheia de mistérios

Lição 8 - A primeira ordenança da igreja: o batismo